O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), foi criado pela Lei Estadual do Tocantins 1.203 de 12 de janeiro de 2001, pertence à categoria de Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral do Estado do Tocantins. O Parque representa um importante patrimônio ecológico nacional, uma vez que é atravessado por diversas sub-bacias que disponibilizam uma expressiva oferta de recursos hídricos para o Rio Tocantins, além de ser o elo central de ligação entre outras UCs, formando assim a maior área protegida continua do Cerrado brasileiro.
É um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o bioma do Cerrado, com potencial de permitir a permanência de populações de fauna e flora que estão sob intensa pressão em outros locais do país.
Todo viajante brasileiro precisa ir ao Jalapão pelo menos uma vez!
Eu já estive no Jalapão seis vezes: minha primeira viagem foi em junho de 2018 e a última no mês de outubro de 2022.
De lá pra cá algumas coisas mudaram, mas o que eu posso confirmar é que o Parque Estadual do Jalapão continua preservado e mantém suas características singulares, as quais o tornam um lugar tão diferente dentro do nosso país.
Na minha primeira viagem ao Jalapão (2018) o destino era comentado pela novela "Do outro lado do Paraíso" Tema principal da novela, lembra? - Clara vive no Jalapão com o avô e se apaixona por Gael, herdeiro de uma família de Palmas.
Quase 4 anos se passaram desde aquela primeira viagem, e eu senti a necessidade de retornar, atualizar o conteúdo e sentir mais uma vez a energia de um local tão único.
Hoje em dia eu sei que grande parte dos brasileiros já sabe onde fica o Jalapão e também já ouviu falar de suas atrações mais especiais: os fervedouros… Mas o que eu também sei é que tem muita gente aí que ainda não conhece o parque, e está buscando informações úteis para, em breve, realizar esse desejo. Então aqui eu digo: eu posso te ajudar! Temos reservas abertas para a a nova turma de 2023 . Prepara-se para ter uma aventura completo ao Jalapão que você nunca imaginou!
O turismo no Jalapão ainda é recente. O destino está evoluindo ano a ano, então pode ser que quando você fizer a sua expedição algumas coisas já estejam diferentes
Por outro lado, é importante ter em mente que o Jalapão é um lugar singular e que se um dia vier a “se desenvolver demais” vai perder essa singularidade, que o torna tão especial e diferente quando pensamos em turismo nacional.
Na balança existem prós e contras, por isso recomendo, a quem puder, que visite o Jalapão o quanto antes, para entender essas características que eu tanto amo reviver e que são únicas!
Comments